Dizemos sobre essa arte que ela é pragmática, já que tem uma relação direta com a sobrevivência do grupo. É importante percebermos assim que essa arte estava preocupada com o efeito mágico e não estético/decorativo. Vários indícios argumenta contra essa interpretação, sobretudo o fato de que as pinturas, geralmente, estão completamente escondidas em recantos inacessíveis e escuros onde seria impossível usá-las como "decoração"."O pintor paleolítico era um caçador e, como tal, tinha de ser um excelente observador, tinha de estar capacitado para reconhecer animais e suas características, seus habitats e migrações, através das mais tênues pegadas e odores, tinha de ter uma visão penetrante para semelhanças e diferenças, um ouvido apurado para sons e ruídos; todos os seus sentidos tinham de estar orientados para a realidade exterior e concreta."
Caverna de Lascaux - França
Nessa época também são produzidas pequenas esculturas (estatuetas), figuras femininas conhecidas como "vênus", que eram usadas como um talismã da fertilidade. Essas estatuetas possuem características em comum. São representadas nuas, com grandes seios e ancas largas e cabeças com cabelos cobrindo os olhos.
(Vênus de Willendorf (25.000 a.C.- Museu de História Natural de Viena)
O estilo naturalista predominou até o final do paleolítico, ou seja, durante um período de muitos milhares de anos; nenhuma mudança ocorreu até iniciar-se a transição para o neolítico, e foi essa a primeira mudança estilística de toda a história da arte.
Na próxima aula vamos conhecer um pouco desse período da história da humanidade conhecido como a "Revolução Neolítica"!
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